Não seja invisível

15076509567_bdc175edfd_z

Já imaginou chegar em um lugar e ninguém te reconher, não saber quem você é, sua identidade? Muitos vegetarianos e reducitarianos* conseguem realizar esse passe de mágica. Como? Bem, através de suas escolhas. Seu comportamento pode torná-lo invisível!

Veganos tendem a acreditar que suas escolhas sempre ajudam a reduzir a exploração animal e promover o veganismo. Mas isso é um pouco mais complexo. Ao sair, por exemplo, em um estabelecimento que não oferece praticamente nenhuma opção vegana, muitos pedem apenas batatas fritas ou um suco. Essas escolhas praticamente não são significativas, de tal forma que possam contribuir para a promoção do veganismo, é apenas mais um cliente que pediu um tira gosto!

Alguns vegetarianos que ainda consomem derivados, como leite e ovos, tendem a acreditar, por sua vez, que suas escolhas são de baixo impacto, e de alguma forma promovem opções vegetarias e o não-consumo de carnes. Isso também é um pouco mais complexo. Ao ir numa pizzaria, por exemplo, e pedir uma pizza de quatro-queijos, você nada mais será que um outro cliente que pediu uma pizza de quatro-queijos. Ninguém imaginará que você é vegetariano, nem suas preocupações.

Reducitarianos, costumam reclamar sobre quão difícil é encontrar opções veganas no mercado, restaurantes, etc. e por isso acabam sendo “constrangidos” a consumir produtos de origem animal. Contudo, alguns dos seus hábitos acabam por reforçar essa falta de opções. Por exemplo, muitos preferem fazer maior parte de suas refeições veganas em casa, e consumir carnes e derivados ao comer fora.

Esses são apenas alguns exemplos para nos fazer pensar. Existem inúmeras outras situações em que nos tornamos invisíveis, apesar de acreditarmos que estamos fazendo algo útil. O que você acha? Em que outras situações você acha que nos tornamos invisíveis e que alternativas nós temos?

*Reducitariano – alguém que decide reduzir expressivamente seu consumo de produtos de origem animal, mas não excluí-los totalmente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s