ISSO É VEGANO? – Ingredientes Vs. Resultados

6947435171_e39c8e4124_z

Por Matt Ball, co-fundador da Vegan Outreach

Quando eu comecei a envolver-me nos direitos dos animais por volta de 1990, a pergunta “Quão vegano?” tinha uma resposta simples – ou algo é vegano ou não é. A maneira de saber isso era comparando todos os ingredientes de cada produto com listas de todos os produtos animais possíveis. Esta lista acabou por se tornar um livro, Ingredientes Animais de A a Z, que durante muitos anos foi o livro mais vendido no site Vegan.com.
Este modo simples de definir o “bom” e o “mau” atraiu muitos de nós porque era tão claro. Mas mesmo antes de a lista começar a transformar-se numa enciclopédia, ela já era inconsistente. A produção de mel mata alguns insectos, mas conduzir (e por vezes até andar a pé) também. Muitos sabões contêm estearatos, mas os pneus dos carros e das bicicletas contêm produtos animais similares. Algum açúcar é processado com carvão animal, mas também o é muita água municipal. E adicionar o “não testado em animais” à definição de veganismo acrescentou todo um novo nível de complexidade.
Contudo, pode ser difícil abandonar um conjunto de regras preto no branco. Ao longo dos anos, as pessoas adicionaram “excepções”, definições de “necessidade”, ou declarações de “intenção” para salvarem a abordagem da lista interminável. Mas tentar ter-se uma definição rígida de o que é “vegano” é, em última análise, arbitrário. Na produção de vegetais biológicos usa-se frequentemente estrume; a produção de alimentos “veganicos” fere e mata animais durante a plantação, colheita e transporte.

Leia todo o texto aqui.

Publicação original: AVP
Tradução: Nuno Metello
Foto por: Geraint Rowland

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s